GDPR - Saiba como isso afeta seu site ou e-shop. Leia com atenção!
O que é o GDPR?
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) é um conjunto de leis criado para proteger os dados pessoais de cidadãos da União Europeia (UE).
Qualquer empresa que opere na UE, bem como qualquer empresa que faça negócio ou que pretenda fazê-lo com cidadãos da União Europeia, deve cumprir as novas legislações. Até mesmo empresas sediadas fora da UE são afetadas, como empresas na Suíça e Brasil, caso ofereçam bens ou serviços a cidadãos da UE, além de qualquer indivíduo que detenha dados pessoais de cidadãos da UE, podem ser penalizadas a partir de 25 de maio de 2018.
OK, mas como isso me afeta?
Hoje em dia, quase todos os websites capturam algum tipo de informação pessoal dos seus visitantes.
Dados como nome, endereço de e-mail, endereço de IP, informações relacionadas à redes sociais, dados bancários, entre outros, são exemplos de informações coletadas que fazem com que seu site tenha que se adequar para a GDPR.
Portanto, as chances de seu site precisar ser atualizado para estar em conformidade com a GDPR é grande.
Por que eu devo cumprir o GDPR?
Falando de uma maneira simples e direta, você pode ser multado.
Qualquer empresa que descumprir o GDPR estará sujeita a multas elevadas aplicadas pela UE, no valor de até 4% (mínimo de 5 mil euros), até o limite de 20 milhões de euros sobre o faturamento global – qualquer uma das opções que for maior. E ainda há outras penalidades aplicáveis, dependendo da infração.
E se adequar à GDPR pode aumentar a credibilidade do seu site, pois mostra à seu cliente que você se preocupa e respeita os direitos dele, e que não vai utilizar nenhuma informação sem o seu consentimento.
O cumprimento do GDPR não tem a ver apenas com lei – mas com bons negócios.
O que tenho que fazer para evitar possíveis multas?
Primeiramente, você precisa entender quais os pontos onde seu site não se enquadra na nova lei, e isso pode ser feito através de uma auditoria técnica interna ou terceirizada.
Itens como formulários de contato, checkout de carrinho de compras, implementação do Google Analytics, cadastro de clientes, políticas de privacidade, política de cookies, formulários de adesão de mala direta (Newsletter), entre outros, devem ser verificados e ajustados se necessário.
Isto deve ser feito o mais rápido possível para evitar possíveis problemas.