Em 16 de janeiro de 2018, o Youtube anunciou os novos requisitos de elegibilidade para o Programa de Parceiros do YouTube – leia-se aqui a habilidade de monetizar os seus vídeos, ou seja, ganhar dinheiro com os anúncios exibidos no seu canal.
O novo requisito mínimo para que um cana possa monetizar vídeos é agora ter 4.000 horas de exibição nos 12 meses anteriores e 1.000 assinantes. Canais que não tenham esses números não podem mais pedir monetização dos vídeos.
Isso faz parte de um esforço do Youtube para fortalecer nossos requisitos de monetização para que os spammers, imitadores e outros atores ruins não possam prejudicar o ecossistema ou prejudicar os criadores, enquanto continua a recompensar aqueles que produzem conteúdo de qualidade.
Estas mudanças não agradou os pequanos canais, que de imediato perdem sua principal fonte de receita. Opiniões variadas estão circulando pela internet, e isso deve gerar muita discussão por algum tempo ainda.
O vídeo abaixo (com legendas) tenta responder algumas destas perguntas.